Curso a Distância - Sensoriamento Remoto: Aprendizagem Continuada

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EMENTA DO CURSO

MODULO I: INTRODUÇÃO

   Fluência Tecnológica:

  • MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) - software livre para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo;
  • GoToMeeting: software para webconferência.

   Fundamentos de Sensoriamento Remoto:

  • Radiação eletromagnética;
  • Interação da energia solar com a superfície terrestre;
  • Comportamento espectral de alvos;
  • Sensores e satélites.

   Interpretação e Aplicação de Imagens de Satélite:

  • Elementos e chaves de interpretação;
  • Composições coloridas;
  • Seleção de imagens de satélite;
  • Exemplos de aplicação de imagens de satélite.

   Processamento de Imagens e aplicação de técnicas:

  • Aquisição de imagens, banco de dados e software;
  • Criação de banco de dados, projeto e plano de informação;
  • Importação, contraste e recorte de imagens;
  • Georreferenciamento;
  • Mosaico, fusão, segmentação, classificação; (automática e manual) e edição matricial de imagens.

MODULO II: PROJETOS TEMÁTICOS

  Projeto a ser desenvolvido pelo aluno em uma das seguintes áreas temáticas:

  Mapeamento de Áreas Agrícolas por meio de imagens de satélites e   geoprocessamento

     Objetivo: Após executar todas as etapas do projeto o aluno será capaz de:

  • Identificar e mapear culturas agrícolas por meio de imagens de satélites e técnicas de geoprocessamento;
  • Adquirir imagens no site da NASA e montar um banco de dados georeferenciado no sistema SPRING;
  • Classificar as imagens por meio de uma das abordagens: (i) supervisionada; (ii) não-supervisionada, (iii) orientada a objeto;
  • Obter mapas de declividade por meio dos dados do SRTM;
  • Fazer cruzamento do mapa temático com o mapa de declividade e estabelecer o percentual da cultura em diferentes faixas de declividade.

  Mapeamento de Desmatamento Florestal

     Objetivo: Após executar todas as etapas do projeto o aluno será capaz de:

  • Gerar mapas de desflorestamento, utilizando a metodologia inicial do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES), utilizando o sistema SPRING;
  • Aplicar as seguintes técnicas de processamento de imagens: modelo de mistura, reamostragem da imagem, segmentação, classificação e mapeamento temático.

  Mapeamento Urbano

     Objetivo: Após executar todas as etapas do projeto o aluno será capaz de:

  • Classificar imagem de alta resolução espacial utilizando análise orientada à objeto para mapear a cobertura do solo intraurbano;
  • Criar um projeto no software Ecognition utilizando suas funções básicas;
  • Importar dados vetoriais e imagem;
  • Realizar segmentação multi-resolução; hierarquia de objeto; rede semântica; definição dos atributos das classes; mineração de dados; classificação.

  Mapeamento Geomorfógico

     Objetivo: Após executar todas as etapas do projeto o aluno será capaz de:

  • Aplicar técnicas de processamento de imagens para realce do relevo, usando o sistema SPRING;
  • Gerar imagem relevo e imagem 3D (fusão de imagem relevo com imagem multiespectral), usando o sistema SPRING;
  • Gerar classes e cartas morfométricas (hipsométrica e declividade) usando o sistema SPRING;
  • Gerar rede de drenagem e limite de bacia hidrográfica usando o software TerraHidro;
  • Gerar mapa de unidades de relevo usando o sistema SPRING.

  Monitoramento Ambiental por Meio de Diferenças Térmicas

     Objetivo: Após executar todas as etapas do projeto o aluno será capaz de:

  • Analisar a evolução urbana e sua influência na modificação do campo térmico.
  • Selecionar e adquirir imagens da área de estudo de dois anos (período seco) distintos;
  • Montar o banco de dados (importar para o sistema SPRING as imagens selecionadas; registrar as imagens; recortar a área de estudo);
  • Implementar o programa Legal no sistema SPRING (converter as imagens em número digital (ND) para temperatura de superfície;
  • Gerar as imagens de diferença de temperatura; extrair o transecto , incluindo neste área urbana e rural;
  • Identificar os pontos de maior desvio de temperatura);
  • Analisar na composição colorida a cobertura e uso da terra na área do transecto e segmentar a imagem desta área).
Nota: O aluno deve optar por um desses temas para desenvolver o projeto temático, escolhendo, no momento da inscrição, 2 projetos, por ordem de prioridade.


 
Atualizado em: 07/08/2017