Curso a Distância - Sensoriamento Remoto: Aprendizagem Continuada

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EMENTA DO CURSO

MODULO I

1.1 - Explorando o MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning    Environment) - software livre para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo.

1.2 - Fundamentos de Sensoriamento Remoto: Radiação Eletromagnética; Interação da Energia Solar com a Superfície Terrestre; Comportamento Espectral de Alvos; Sensores e Satélites

1.3- Interpretação de Imagens: Elementos e Chaves de interpretação

1.4- Cartografia:: Sistemas de coordenadas geográficas e planas; Projeções Cartográficas; Datum; Modelos de elipsoide; Paralelo padrão ou latitide reduzida; Longitude e Latitude de origem; Escala; Projeção UTM (Universal Transverse Mercator).

1.5- Processamento de Imagens: Aquisição de imagens, banco de dados e software; Criação de banco de dados, projeto e plano de informação; Importação e recorte de imagens, Reamostragem, Contraste, Registro, Mosaico, Fusão, Segmentação, Classificação Supervisionada e Mapeamento Temático.

MODULO II

   Exemplos de Aplicação do Sensoriamento Remoto

2.1 - Palestras:
Projeto TOPODATA
Geomorfologia
Sensoriamento Remoto Aplicado a Vegetação
Estudos Urbanos
Monitoramento Ambiental dos Sistemas Aquáticos
Agricultura
Monitoramento Ambiental: Uso do TerraMA2
Modelagem Hidrológica
Oceanografia
Espaço&Sociedade

2.2 - Atividades sobre os exemplos abordados nas palestras

MODULO III

   Projeto/Atividade a ser desenvolvido pelo aluno

3.1 – Mapeamento da Cobertura Vegetal
Objetivo: Mapear e monitorar a cobertura vegetal.
Ementa: Segmentação; Classificação Supervisionada; Mapeamento Temático de município da AMZL e Visualização do Mapa Temático em 3D (MNT – TOPODATA/SRTM); Cruzamento de mapas de diferentes datas para estudar a evolução do desmatamento.

3.2 – Mapeamento Urbano
Objetivo: Classificar imagem de alta resolução espacial utilizando análise orientada à objeto para mapear a cobertura do solo intraurbano.
Ementa: Criação de projeto no software Ecognition, funções básicas do Ecognition; Importação de dados vetoriais e imagem; Segmentação Multi-resolução; hierarquia de objeto; rede semântica; definição dos atributos das classes; mineração de dados; Classificação.

3.3 – Mapeamento Geomorfógico
Objetivo: gerar mapa de unidades de relevo.
Ementa: Imagens de satélite e variáveis geomorfométricas no mapeamento geomorfológico; Aplicação de técnicas de realce de relevo; Definição e delimitação (edição vetorial) das classes de relevo; Aquisição de dados topográficos do banco TOPODATA; Importação e processamento dos dados topográficos no SPRING; Análise estatística e geração das classes hipsómétricas e de declividade; Análise integrada e geração do mapa de unidades de relevo.

3.4 - Diferenças Térmicas devido ao Uso e Ocupaçao do Solo
Objetivo: Análise da evolução urbana e sua influência na modificação do campo térmico.
Ementa: Selecionar e adquirir imagens da área de estudo de dois anos (período seco) distintos; Montar o banco de dados (importar para o Spring as imagens selecionadas; registrar as imagens; recortar a área de estudo); Implementar o programa Legal no Spring (converter as imagens em número digital (ND) para temperatura de superfície; gerar as imagens de diferença de temperatura; extrair o transecto , incluindo neste área urbana e rural; identificar os pontos de maior desvio de temperatura); Analisar na composição colorida a cobertura e uso da terra na área do transecto e segmentar a imagem desta área).
Obs. O aluno optará por um desses temas para desenvolver o projeto/atividade proposto.


 
Atualizado em: 09/12/2013